Skip to content

Tecnologia de energia Limpas de residuos

Tecnologia

O processo de gaseificação por Pirólise não deve ser confundido com incineração ou queima, pois nele não ocorre a combustão, já que não existe a presença de oxigênio suficiente.

A obtenção de gás através da Pirólise de qualquer biomassa é um processo termoquímico clássico, tradicional e antigo (existe há mais de um século).

 

Pirólise é a degradação de materiais macro-moleculares altamente aquecidos sob ausência de oxigênio.

Na prática, não é possível se conseguir atmosfera completamente livre de oxigênio, dessa forma os processos pirolíticos ocorrem quando a quantidade de oxigênio presente está abaixo da estequiometria de combustão.

Esse efeito é obtido normalmente a partir de temperaturas de 350°C (800°F) e com Relação de Equivalência (ER) entre 0.2 e 0.6.

 

A Gaseificação exclusiva (Combustão Indireta) pode ser considerada da mesma forma e só difere da Pirólise pela concentração mais alta de oxigênio presente na reação (ER acima de 0.6).

Unidades de Gaseificação

Comercializamos, instalamos e operamos Sistemas de Gaseificação de Resíduos e Biomassas.

O processo de gaseificação de nossos sistemas ocorre através de Pirólise Anaeróbica de alta eficiência.

Os benefícios do processo podem ser considerados não só como a geração de energia térmica ou elétrica, mas também como a solução para o descarte do resíduo envolvido.

Possuímos tecnologia para gaseificar resíduos com até 70% de umidade, sem necessidade de secagem prévia.

 

O sistema de gaseificação está baseado em reatores modulares de pirólise, abrangendo capacidades a partir de 250 Kg/h e praticamente sem limite superior, já que os reatores centrais do processo estão padronizados e podem ser multiplicados para alcançar a capacidade desejada.

A preparação do resíduo e o tratamento do gás são sistemas unificados e não acompanham a modulação da unidade gaseificadora.

 

Um sistema de gaseificação completo consiste em um sistema de preparação de resíduo, unidades de gaseificação com sistema de alimentação dedicado, um sistema de tratamento do gás produzido e um sistema de conversão de energia. Basicamente é composto por diversos equipamentos, elementos de medição de variáveis físicas, lógica de funcionamento automático através de um CLP (Controlador Lógico Programável), tubulação de interligação, cabos de conexões elétricas, de comando e de dados.

Feedback and Knowledge Base