Skip to content

3,Conteudo de Cursos gte2019

Objetivos:
Iniciar os alunos na formulação de sistemas de Projeto de planejamento e gestão da inovação a partir da apresentação e discussão de conceitos e ferramentas relativas ao produtos, processo, empreendimentos e às estratégias de inovação em industria química . Fornecendo às alunos um referencial para um contínuo aperfeiçoamento, o curso busca estimular a implementação de práticas de gestão de inovação de excelência, necessárias a melhoria da Competitividade, qualidade e a Lucratividade visando modelagem , simulações e otimizações de projeto com objetivo econômico e ambiental usando recursos computacional de planilha eletrônicas .
Conteúdo:
Planejamentos e Gestão de Projeto na industria e Empresa.
Projetos: Conceitos, Natureza, anatomia elaboração e analise. *Síntese de
projeto: Visita técnica de projeto industrial de fabrica de pão e estação
de tratamentos de efluentes e elaboração de projeto de processos.
Desenvolvimento de fluxo gramas auxiliado por computador: fluxo grama dos
materiais, fluxo grama de processos, fluxo grama de engenharia e fluxo grama
de operação.Recursos de projetos, Uso de Gráfico de Grant, rede PERT
Exemplos de estudo de casos.
Gestão tecnológica de Inovações na industria
Introdução – As forças de mudança; A importância da inovação
Conceitos básicos - Inovação e competitividade (a inovação, tipo, nível, o processo e sua dinâmica, o projeto de produtos, processos , meio ambiente e energia , os ativos complementares); Estratégias de Inovação de projeto processos e produção mais limpas (estratégias existentes/percebidas, integração com a estratégia baseado de produtos e processos.).
 Sistema de gestão da inovação - A evolução dos sistemas de inovação; A proposição de um modelo básico. Exemplos : Biocombustivel , Alimentos funcionais e Meioambiente .
Gestão de Recursos humanos e desenvolvimento de Projeto industrial
*Elaboração de projetos na Indústria Química*: Projeto planejamentos,
projeto preliminar de engenharia na Elaboração de balanço de massa auxiliado
por computador. Projeto de produto e Projeto de processo. Exemplos de estudo de casos auxiliado por computador.
Ferramentas de gestão colaborativas de compartilhamentos baseados Computação e informação via WEB
Ferramentas para Inovar - Metodologias de previsão tecnológica, construção de roadmaps, fluxogramas , organogramas e cronogramas de métodos de geração de idéias e projetos , seleção / avaliação / gestão de idéias e projetos , identificação de competências, sistemas de reconhecimento, compartilhamento do conhecimento, indicadores de inovação.
Gestão Financeiras e Engenharia econômica de Projeto Industrial.
Projeto de Investimentos e Avaliação de investimentos
Introdução. Síntese de projetos de processos e equipamentos;Tipos de equipamentos de projeto de processo e estimativas de custo de equipamento:Modelo de estimativa de custo de plantas usando método Lang e Chilton Exemplos de estudo de casos auxiliados por computador.
Gestão de Custos.
Introdução. Terminologia, modelagem, estimativas de
custo de mão de obra, matéria prima, administração, depreciação, custo fixo e
custo variável.Controle de custos de centro de responsabilidades Economia e meio ambiente, Custo ambiental e capital natural. Exemplos de estudo de casos auxiliados por computador.
Projeto de Estudo Viabilidade e Engenharia Econômica de projeto.
Modelagem de Valor de dinheiro no tempo e fluxo de caixa, análise de investimentos com taxa de desconto e valor presente líquido ;Índice de custo beneficio, e rentabilidade de projetos.;Ponto de equilíbrio, taxa de retorno interna de fluxo de caixa, tempo de retorno. Exemplos de avaliação de investimentos auxiliados por computador.

Engenharia e Gestão de Negócios :
Tomada de decisões :Avaliações de projetos com riscos
Gestão de material:Modelagem e Otimização de estoque de material.
Engenharia de Negócios : MRP,ERP, ISSO 9000, 14000,22000
Pesquisa operacional aplicado na industria e empresa : Programação linear e Não linear

METODOLOGIA

Aulas expositivas multimídia, estudo dirigido via portal e visitas técnicas de pré-estudo

de caso dos diversos tipos de gestão de Negócios de planta de produtos,e processos. Empreendimentos de energia e gestão ambiental. Elaboração e Desenvolvimento de Projetos: Elaboração de Projeto de pesquisa e desenvolvimento, projeto preliminar, projeto de engenharia e operação usando fluxograma e Desenvolvimento de balanço de massa e estimativas de custo de equipamentos auxiliados por computador.Projeto de investimentos em Equipamentos e Plantas: cálculos e Estimativas. Projeto de custo de produção: terminologia, cálculos e estimativas. Avaliação econômica do projeto: ponto de equilíbrio, taxa de retorno, valor presente e fluxo de caixa Elaboração de projetos: Plano de negócio de empreendimento, projeto preliminar, projeto de investimentos e custos e Projeto de estudo de viabilidade técnica- econômica .Projeto de otimização

AVALIAÇÃO

As avaliações serão feitas após terem cumprido os conteúdos de cada uma das etapas, ou seja, 10(dez) aulas horas. As duas primeiras avaliações serão feitas mediante prova via portal e escrita ; a terceira através de apresentação de seminários realizados em grupo de 05 ou 06 alunos. Nestes seminários serão avaliados a apresentação de cada componente do grupo e o documento escrito.
Aulas expositivas e visitas técnicas.

Referências


COULSON, J. M.; RICHARDSON, J. F.; BACKHURST, J. R.; HARKER, J. H. Tecnologia Quimica, Vol. 6, 5th ed., Pergamon Press, Oxford, 1996.
2. SHERWOOD, T.K. – Projeto de Processo d Indústria Química. Tradução, BRUNELLO, G. (e outros), 1972, Edgard Blucher, São Paulo.
3. SHERWOOD, T.K. – Projeto de Processo d Indústria Química. Tradução, BRUNELLO, G. (e outros), 1972, Edgard Blucher, São Paulo
4. MIRANDA, R. V. Manual de Decisões Financeiras e Análise de Negócios. São Paulo, Ed. Record, 1999.
5. CARLOS, A. Microsoft Project 4 for Windows: Passo a Passo. São Paulo: Makron Books, 1995.
6. CASTRO. N. A Questão Ambiental e as Empresas.Edições SEBRAE. 1998
7. PETER & TRIMARHOUSE – Plant design and economic for chemical engineering. Ed.MacrawHill. 1999.
8. WOILER, S.; MATHIAS, W.F.. PROJETOS. Editora Atlas. 1983.
9. CARIOCA, J.O.B., P.V. Pannir Selvam, H.L. ARORA. .BIOMASSA FUNDAMENTOS E APPLICAÇÕES, 1987, pp.313-24.
10. ETNIER, C.; GUTERSTAM, B. Ecological Engineering for Wastewater Treatment. 2ª Edição, CRC, Lewis Publishers, New York, 1996
11. PERRY, R. H.; GREEN, D. W. Perry’s Chemical Engineers’ Handbook, 7th ed., McGraw-Hill, New York, 1997.
12. JOST, P. T. Tratamento de Efluentes de Curtumes. Manuais CNI

Feedback and Knowledge Base